Stiff Little Fingers Canadian Tour 2018: o show em Montreal

Posted: 14/11/2018 in Punk Rock, Rock, Shows
Etiquetas:, , ,
IMG_20181111_121928_451

Stiff Little Fingers (Foto: Carol Govari Nunes)

Cheguei em Montreal no início deste mês (ok, foi no dia 31/10, mas conta oficialmente a partir do dia 1º) para um período de 6 meses de doutorado sanduíche (ou Graduate Research Trainee, que é como é chamado o programa aqui) no Department of Art History & Communication Studies da McGill University.

Quem está me recebendo na McGill é o professor e pesquisador Will Straw, fundador e principal disseminador do conceito de Music Scenes, algo extremamente importante para a área de Comunicação e Música, que é onde desenvolvo minha pesquisa de doutorado. Foram 10 meses de burocracias infindáveis e etapas vencidas até desembarcar em Montreal (e que não termina aqui, segue até o meu retorno). Fui contemplada com uma bolsa PDSE – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior, que por sua vez integra o Ministério da Educação do Governo Federal. A CAPES, o CNPq e todos esses programas que financiam pesquisas no Brasil são vitais para o avanço e para a internacionalização da Educação e da Ciência no país, e eu tenho total consciência da minha responsabilidade de entregar um trabalho que gere contribuições nessas áreas.

Mas chega desse papo burocrático/científico – já faço isso demais em outros lugares – e vamos ao que importa: Stiff Little Fingers. Na mesma noite em que cheguei em Montreal fui ao Foufones Életriques, um bar alternativo que alimenta a cena de punk rock local desde 1983. E foi lá que no dia 10 de novembro, último sábado, vi um show da maior banda punk da Irlanda do Norte. Em atividade desde 1977, o Stiff Little Fingers está em uma turnê de 15 shows por todo o Canadá.

IMG_20181110_201452

The Mahones (Foto: Carol Govari Nunes)

Quem abriu o show foi o The Mahones, uma banda de Toronto que tem os dois pés no irish-punk. Isso porque Finny McConnell, fundador do The Mahones – e nascido em Dublin –, formou uma banda para uma festa de St. Patrick’s Day em 1990 e desde então não parou mais de tocar. Um ótimo show de abertura, por sinal. Foi tão interessante que pretendo procurar pra ouvir melhor.

E o Stiff Little Fingers fez um show extremamente político e necessário para os dias atuais. Bom, se pensarmos que são músicas de protesto feitas no final dos anos 1970, elas não deveriam ser tão atuais assim. Mas são. Jake Burns, vocalista e guitarrista da banda, conversou com o público e em diversos momentos criticou a situação da política no mundo. E não teria como ser diferente: a banda traz na bagagem 40 anos de letras que falam sobre a dureza da vida do proletariado, problemas políticos, conflitos religiosos e tantos outros temas que foram cantados por um público relativamente velho, que começou tímido, mas terminou abrindo várias rodas de pogo enquanto a banda finalizava o show com seus maiores hits.

Foi uma ótima primeira experiência em Montreal. No final do mês rola o Montreal Ska Festival e eu to super ansiosa pra ir. Depois eu conto como foi 😉

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s