Stiff Little Fingers Canadian Tour 2018: o show em Montreal

Posted: 14/11/2018 in Punk Rock, Rock, Shows
Etiquetas:, , ,
IMG_20181111_121928_451

Stiff Little Fingers (Foto: Carol Govari Nunes)

Cheguei em Montreal no início deste mês (ok, foi no dia 31/10, mas conta oficialmente a partir do dia 1º) para um período de 6 meses de doutorado sanduíche (ou Graduate Research Trainee, que é como é chamado o programa aqui) no Department of Art History & Communication Studies da McGill University.

Quem está me recebendo na McGill é o professor e pesquisador Will Straw, fundador e principal disseminador do conceito de Music Scenes, algo extremamente importante para a área de Comunicação e Música, que é onde desenvolvo minha pesquisa de doutorado. Foram 10 meses de burocracias infindáveis e etapas vencidas até desembarcar em Montreal (e que não termina aqui, segue até o meu retorno). Fui contemplada com uma bolsa PDSE – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior, que por sua vez integra o Ministério da Educação do Governo Federal. A CAPES, o CNPq e todos esses programas que financiam pesquisas no Brasil são vitais para o avanço e para a internacionalização da Educação e da Ciência no país, e eu tenho total consciência da minha responsabilidade de entregar um trabalho que gere contribuições nessas áreas.

Mas chega desse papo burocrático/científico – já faço isso demais em outros lugares – e vamos ao que importa: Stiff Little Fingers. Na mesma noite em que cheguei em Montreal fui ao Foufones Életriques, um bar alternativo que alimenta a cena de punk rock local desde 1983. E foi lá que no dia 10 de novembro, último sábado, vi um show da maior banda punk da Irlanda do Norte. Em atividade desde 1977, o Stiff Little Fingers está em uma turnê de 15 shows por todo o Canadá.

IMG_20181110_201452

The Mahones (Foto: Carol Govari Nunes)

Quem abriu o show foi o The Mahones, uma banda de Toronto que tem os dois pés no irish-punk. Isso porque Finny McConnell, fundador do The Mahones – e nascido em Dublin –, formou uma banda para uma festa de St. Patrick’s Day em 1990 e desde então não parou mais de tocar. Um ótimo show de abertura, por sinal. Foi tão interessante que pretendo procurar pra ouvir melhor.

E o Stiff Little Fingers fez um show super político para e sobre os dias atuais. Bom, se pensarmos que são músicas de protesto feitas no final dos anos 1970, elas não deveriam ser tão atuais assim. Mas são. Jake Burns, vocalista e guitarrista da banda, conversou com o público e em diversos momentos criticou a situação da política no mundo. E não teria como ser diferente: a banda traz na bagagem 40 anos de letras que falam sobre a dureza da vida do proletariado, problemas políticos, conflitos religiosos e tantos outros temas que foram cantados por um público relativamente velho, que começou tímido, mas terminou abrindo várias rodas de pogo enquanto a banda finalizava o show com seus maiores hits.

Foi uma ótima primeira experiência em Montreal. No final do mês rola o Montreal Ska Festival e eu to super ansiosa pra ir. Depois eu conto como foi 😉

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s