Música Menor se apresenta amanhã no Sons da Cidade, em Porto Alegre

Posted: 04/05/2015 in Agenda, Música Gaúcha, Música instrumental
Tags: , , , ,

Carol Govari Nunes@carolgnunes

O duo Música Menor, dos músicos Omar Giammarco e Arthur de Faria, se apresenta no projeto Sons da Cidade, no Teatro Renascença, no dia 05 de maio.

Nos últimos dois anos, o portenho Omar Giammarco e o porto-alegrense Arthur de Faria vêm desenvolvendo a parceria do Música Menor, em que tocam composições assinadas por ambos e influenciadas por vertentes musicais argentinas e brasileiras, com letras em espanhol e português. Quatro dessas canções – Esta CanciónSobre a TerraMe Voy Con Los Poetas e Vinte e Sete – já estão disponíveis na internet em áudio e vídeo e serão parte de um álbum a ser lançado no segundo semestre, pelo selo Loop Discos. No palco, Omar e Arthur se revezam em vozes, violões, guitarras, piano, acordeom, piano de brinquedo, glockenspiel e bandolim, com participações de André Paz (baixo e theremin) e Fernando Pezão (bateria e piano).

f895a378-9fa1-4460-9695-1b6e8f7d423d

Arthur de Faria é músico, compositor e arranjador. Produziu 20 discos, escreveu 32 trilhas para cinema e teatro, e, além do Música Menor, integra também a dupla Duo Deno e a tri-nacional Surdomundo Imposible Orchestra. Há 18 anos lidera o Arthur de Faria & Seu Conjunto, com quem lançou cinco dos seus seis discos e tocou pela América do Sul e Europa. O “Música para ouvir sentado”, quinto disco da banda, foi um presente que ganhei do próprio músico, na última apresentação do Nico Tributo, em janeiro deste ano.

Nele, um repertório inteiro sem palavra alguma; apenas temas instrumentais. Arthur e seu conjunto tocam milongas, tangos, modinhas, chamamés e muito, muito mais. Eu, roqueira chinelona, acostumada a “músicas para ouvir em pé”, me deliciei com tanta beleza e mistura.

Além de músico, Arthur é também jornalista e mestre em Literatura Brasileira. Ele trabalha há 20 anos na rádio Pop-Rock e publicou dezenas de ensaios, artigos, livros e fascículos sobre música – de uma biografia de Carlos Gardel ao e-book “Uma História da Música de Porto Alegre” (www.sul21.com.br). Ministra há década e meia oficinas sobre história da música popular brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai.

Sobre Omar, um castelhano de quem eu nunca ouvi falar (ih, rimou), você vai ter que descobrir amanhã. Mas pelo que vi no youtube, sai bastante coisa boa desse duo.

Música Menor no Sons da Cidade:

Data: 5 de maio (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-80)
Ingresso: um quilo de alimento não perecível. A retirada de senhas, na bilheteria do teatro, começa às 19h

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s