Educação musical faz diferença?

Posted: 08/08/2013 in Agenda
Tags: , , ,

Natalia Nissen@_natalices

Uma das opções de cultura em Frederico Westphalen é a unidade do Sesc que oferece uma programação bem variada. Na sexta-feira, 16, por exemplo, a Monica Tomasi (que gravou essa música linda com a Cidadão Quem) vai apresentar o show “Intermitente” no Cine Floresta (junto à Catedral Santo Antônio). Mas, o mais interessante na programação para o mês de agosto, é a palestra do dia 30 com o tema “A importância do ensino de música na Escola”, por Camila Postiglione Wetternick.

O debate sobre o tema é super interessante, afinal, já foi comprovado que a educação musical melhora o rendimento de crianças e jovens na escola. O ensino da música também se tornou obrigatório no Brasil através da Lei Federal 11.769/08, porém, como ainda não foi regulamentada existe um processo bem complicado para aplicação da norma. E um dos problemas enfrentados pelas escolas (tanto públicas quanto privadas) é a falta de professores devidamente qualificados para lidar com o conteúdo e os alunos.

No ano passado essa foi a pauta da minha grande reportagem em uma das disciplinas da faculdade. Para esclarecer o assunto, procurei um colega que estuda Música na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e é professor, o Lucas Welp. Lembro que ele comentou que mesmo com a formação acadêmica, cada professor tem um método de ensinar e até isso pode dificultar o ensino musical como conteúdo obrigatório.  Até mesmo o excesso de metodologia acaba tirando o prazer dos alunos – e do professor, em sala de aula. Definir um método de ensino para aplicação da Lei é algo complicado e que ainda vai demorar para se transformar em prática.

A parte boa, é que muitas escolas já começaram com as aulas de música na grade curricular obrigatória. Lá em Teutônia (digo lá porque vivi isso) isso é realidade desde 1998 em escolas particulares. E não demorou muito para a administração pública investir nisso. Até então, só havia música como aula extracurricular. Mas a diferença que isso faz na formação das pessoas é fora de série.

Vale o debate, vale o evento e uma dose de cultura. Para quem se interessa por educação musical é uma oportunidade imperdível. A entrada é gratuita e a palestra começa às 19 horas no auditório do Sesc/FW. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3744-7686.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s