Um tributo nada convencional

Posted: 26/01/2013 in Agenda, Rock
Tags: , , , , , ,

Natalia Nissen@_natiiiii

Hoje a noite acontecerá o tão esperado tributo a Ramones no Les Paul Rock Pub, em Frederico Westphalen, mas não é uma festa convencional. Nos vocais: Duda Calvin, o frontman da Tequila Baby, banda que já gravou disco com participação do próprio Marky Ramone. Na guitarra: Guilherme Busatto, vocalista e guitarrista da Datavenia. No baixo e na bateria: Maurício Donin e Gustavo Minuzzi, integrantes da Antonieta.

A banda teve pouco mais de uma semana para ensaiar as 24 músicas do repertório (Foto: Natalia Nissen)

A banda teve pouco mais de uma semana para ensaiar as 24 músicas do repertório (Foto: Natalia Nissen)

O show faz parte de uma série de tributos programados para acontecer no Les Paul Rock Pub: Nirvana, Pearl Jam, Legião Urbana, entre outros. Como os próprios membros da formação especial para o tributo definem, Ramones é uma banda que faz parte da formação musical de grande parte das pessoas que hoje fazem música em Frederico Westphalen e o Duda Calvin também representa um pouco disso.

– Há um tempo atrás existia uma trinca sagrada aqui em Frederico: Tequila Baby, Ramones e Nirvana. Tributo a Nirvana nós já fizemos, Tequila Baby fez show aqui e só faltava o tributo a Ramones. Pra quem gosta de Ramones, o Duda tem uma voz conhecida, então ficou perfeito. O Duda disse que nunca fez esse tipo de show com uma banda que não conhece, mas topou pela parceria, por já me conhecer e porque é pro Les Paul e tal. Ele disse “então vamos ver qual é que é”, explica Minuzzi.

Tocar com o líder da Tequila Baby é um desafio e uma realização pessoal e musical para os músicos daqui. Maurício lembra que Tequila Baby fazia parte do set list básico de quem queria tocar rock há uns anos. Mais nostálgico, Guilherme lembra do primeiro show ao qual assistiu. “No primeiro Rock Show que teve aqui em Frederico Westphalen eu devia ter uns nove ou dez anos idade. Acabei indo meio por acidente porque meu tio tinha um bar e ia trabalhar lá. Não sei se foi o primeiro show da Tequila Baby aqui, mas foi um dos primeiros e eu já tava lá curtindo. Aprendi a tocar guitarra por causa da Tequila, dá pra dizer que nossa primeira banda era pra tocar Tequila Baby, Ramones e Nirvana”.

A ideia foi do Minuzzi, com apoio do proprietário do pub, Crystian Graffitti. O objetivo era trazer o Duda Calvin para cantar. “O Duda tem uma banda, a Todos Somos Ramones, que faz tributo, mas falei pra ele que não tinha grana pra pagar toda a banda e ia montar uma pra tocar com ele, com pessoas de confiança” conta Minuzzi. E parece que deu certo. Assim que as férias da Tequila Baby foram confirmadas, o tributo a Ramones começou a tomar forma para acontecer em Frederico Westphalen.  A única exigência foi um vídeo para ver se a banda dava conta do recado.

O repertório teve sugestões dos músicos frederiquenses, mas a cartada final foi do Duda Calvin. 24 músicas entre clássicos e não tão conhecidas assim, e alguns bônus que a maioria de quem gosta de rock and roll já ouviu. O trabalho foi intenso, afinal, ensaiar todas as canções em pouco mais de uma semana e deixá-las afiadas para agradar ao líder e ao público não é tarefa simples. Algumas sempre estiveram na ponta da língua, outras são mais difíceis e exigiram um pouco mais de empenho dos guris. Somente o último ensaio, o de hoje, tem a presença do Duda Calvin.

Músicos frederiquenses formam a banda de tributo a Ramones ao lado de Duda Calvin (Foto: Natalia Nissen)

Músicos frederiquenses formam a banda de tributo a Ramones ao lado de Duda Calvin (Foto: Natalia Nissen)

E o resultado poderá ser conferido hoje à noite e é o público quem decide se a ideia foi boa ou um tiro no pé. O que não deixa dúvidas é que mesmo audaciosa, a iniciativa é válida e faz parte da índole dos roqueiros da cidade: gente que não tem medo de tentar o novo.

Os ingressos antecipados custam R$ 15 na Aba Store, Lugosi Rock Bazar, Posto Maranello e Sorveteria Skina. Na hora R$ 20.

Comentários
  1. […] 1. Um tributo nada convencional  […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s