O Incrível Espécime que se Alimenta de Harmonias

Posted: 08/11/2012 in Lançamentos
Tags: ,

Natalia Nissen@_natiiiii

A caixa de entrada do backstageblog@hotmail.com é uma caixinha de surpresas. Tem produtor de artista pop solicitando parcerias, pessoas que querem “fazer blogs de música” e por aí vai… Também tem produtores/músicos de bandas super interessantes que reconhecem nosso trabalho e pedem um espaço neste humilde blog.

Conjunto mistura estilos e dispensa rótulos (Foto: divulgação)

O William Azalim é produtor da Paquiderme Escarlate, uma banda de Belo Horizonte/MG, e nos enviou um e-mail “mostrando” um pouco do trabalho do conjunto. De cara o nome do EP e da banda chamou atenção, depois veio o linguajar usado no site… coisa de gente dedicada, sabe? Muito criativo.

Formada por Bernardo Guerra, Elton Morais, Fernando Mascarenhas e Thiago Marques, a banda tem influências de grandes nomes como, The Beatles, Mutantes/Tropicalismo, Roberto Carlos/Jovem Guarda, Bob Dylan/Folk, Tom Jobim, Toquinho, Mozart, Chopin, Jimi Hendrix, The Doors, Janis Joplin, Stevie Wonder, Michael Jackson, Ray Charles, Elis Regina, Cartola, Chico Buarque, Rita Lee, Secos e Molhados, Baiano e os Novos Caetanos, AC/DC, Led Zeppelin, entre tantos outros.

Em outubro a Paquiderme Escarlate lançou o EP “O Incrível Espécime que se Alimenta de Harmonias”, três músicas que já estão disponíveis para audição e download no site. Sem se prender a estilos musicais ou rótulos, o conjunto mostra a que veio neste trabalho de três canções (e meia!), suficientes para revelar sua versatilidade.

No início o som me lembrou um pouco de Tom Zé, mas é uma mistura de vários estilos e o resultado ficou muito legal. E bandas que ousam colocar violino numa música e conseguem mostrar que o instrumento não serve só pra música clássica me encantam. Nem todas que fazem isso dão certo, mas o grupo em questão fez muito bem em “As Horas”.

* O disco “Scarlatus Pachydermata” deve ficar pronto em 2013. No site também está disponível 0 EP “Paquiderme Escarlate”. Este é o trabalho solo de Fernando Mascarenhas, um dos integrantes, e que mais tarde deu nome ao grupo. As músicas também são gostosas de ouvir.

A faixa “Vou Acreditar” (Mascarenhas) mostra um lado mais dançante da trupe e conta com a participação de Sofia Cupertino e seus poderosos backing vocals ao estilo gospel. A canção é precedida por uma introdução – repleta de referências circenses – concebida e arranjada em estúdio para apresentar o espécime/conjunto musical. A “intro” é ornamentada pela arrebatadora locução de Ricardo Righi Filho e pela ambientação tribal do mago das percussões, Delano Soares.

A canção seguinte – “As Horas” (Guerra/Marques) – é uma divertida valsa com pitadas de rock rural, abrilhantada pelo suave violino de Nath Rodrigues. As distorções de guitarras e órgão da enérgica e autobiográfica “Paquiderme Escarlate” (Guerra/Marques) encerram o compacto e a trupe desmonta o circo para deixar a cidade, cantarolando, em busca de novos ares.

Entusiastas da Paquidermia

Como é de praxe na cena independente, esta produção foi realizada através de diversas parcerias. Além das participações de outros artistas e músicos, só foi possível concretizá-la graças ao empenho dos entusiastas da paquidermia. Vale destacar o responsável técnico pelas gravações, mixagens e masterização, o sagaz Tales Trajano (Big Band Produção Musical) e os designers gráficos Luis Matuto e Dharlan Lacerda, cujas habilidades resultaram na concepção da bem sucedida identidade visual de “O Incrível Espécime que se Alimenta de Harmonias”.

Comentários
  1. Champs diz:

    Os paquidermes são foda!!! vale a pena demais conhecer o som!!!!!

  2. Bruna Emanuela Gomes de Morais diz:

    Adorei navegar pelo site paquidermeescarlate.com, muito lúdico, e rico o material da banda. Aguardo mais novidades como esta aqui no blog!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s