Pe Lanza, a pedrada e até aonde a intolerância pode chegar

Posted: 18/01/2012 in Famosos
Tags: , ,

Carol Govari Nunes@carolgnunes

Nunca pensei que eu fosse escrever um texto sobre o Restart, mas hei que aqui estou. Na verdade, não é para falar sobre o Restart, o que eu acho da banda e etc, mas sobre o fato que ocorreu no último domingo, 15, durante um show deles em Rio Das Ostras (RJ), onde Pe Lanza, vocalista e baixista, foi atingido por uma pedra vinda da plateia durante uma das últimas músicas do show. Aí comentando o ocorrido com outro brasileiro que também está fazendo intercâmbio aqui em Faro, ele me disse que “ele deveria ter levado mais umas dez pedradas, isso sim”, e isso me fez pensar até aonde vai a intolerância das pessoas.

Você não gostar de uma banda, tudo bem. Você agredir alguém por não gostar do estilo musical do artista muda completamente de figura. Até aqui no blog, por exemplo, não gosto = não escrevo. Felizmente ainda tenho essa autonomia e não tenho chefe para me mandar/pagar (embora fosse uma briga com o professor que dizia que eu era muito “boazinha”). O meu gosto musical não é o teu, e o teu não é o de ninguém. Mas veja bem: isto é apenas a minha opinião, uma preferência particular, então ~tudo certo~ com quem acha legal fazer apologia de morte a qualquer artista ou algo do tipo.

Vocalista após ser atingido (Foto: divulgação)

O que eu venho a refletir é, como citei acima, até aonde vai essa intolerância. Há sempre a possibilidade de não ir a um show que você não gosta. Se isso não for possível, como no caso das inúmeras vaiadas bandas de abertura, geralmente há barracas de cerveja e comida em qualquer lugar que se disponha a apresentar uma banda em sua cidade. Morro de vergonha alheia toda vez que estou em um show e uma banda de abertura é vaiada. Acho péssimo. A Comunidade Nin-Jitsu sofreu isso quando abriu para o Red Hot Chili Peppers em 2002, no Gigantinho. Eu estava lá, adorei o show e nessa hora queria cavar um buraco e me esconder.  O que aconteceu foi que o grande Chad Smith disse que a Comunidade foi a melhor banda de suporte que eles poderiam ter. Massa.

Atravessando a “má educação” e chegando ao “inexplicável”, há casos como esse que aconteceu com o Pe Lanza, onde alguém do público joga uma pedra ou qualquer coisa semelhante no artista. Já vi vários caras atirando latas de cerveja em palcos de shows, até no Paul Di’Anno, primeiro vocalista do Iron Maiden, quando o metaleiro senhor resolveu falar que era corintiano (ou de outro time, no me recuerdo). Ora, que audácia. Eu paguei para te ver, ou você fala do meu time ou fica quieto. E assim incontáveis vezes: por causa de time, por causa de uma frase, por causa de uma camiseta, por causa de qualquer coisa que ultrapasse meu entendimento e me faça desacreditar na mútua evolução humana.

Sei não, mas não acredito que atirando pedra em um cantor teen vamos exterminá-lo do mundo. Tem mais biografia do Justin Bieber do que do Johnny Cash em qualquer livraria que eu andei visitando, e nem por isso vou querer machucar o guri ou coisa parecida. Michel Teló toca 354 vezes por noite em qualquer lugar e foi a primeira música que eu ouvi na virada do ano em Barcelona. Tenho vontade de chorar porque sei cantar “oh, if I catch you” de trás pra frente, da metade pra trás e até do avesso, mas vou fazer o quê? Tentar bater no cara, é lógico. (Já soube que ele vem tocar em Lisboa em fevereiro…).

Não se trata de conformismo (uhu, vamos deixar a música brasileira virar uma bosta), se trata de cada um faz o seu e vambora, npois ão é atirando pedra em alguém que a moda atual vai mudar – muito pelo contrário: pode até ganhar mais força.

Comentários
  1. Tassi diz:

    Belo texto. Curti muito!

  2. soufoda diz:

    dorei seu texto parabens kshaksk

  3. soufoda diz:

    meu nome é gabi nao soufoda q estranho

  4. Fernando Eduardo (@aironou) diz:

    Eu não gosto de Restart, mas também não aprovo o que foi feito.
    Como você disse no post: há sempre a possibilidade de ir à um show que você não gosta.

    As pessoas estão com uma mania muito grande de defender tudo com unhas e dentes.
    Isso tudo assusta.

    Assim, claro, você pode opinar.
    Mas opinar ainda está bem distante de ofender.
    Dizer que pessoa X não sabe tocar, por conta de XYZ é uma coisa, sair ofendendo o jeito que a pessoa X se veste e tudo o mais, é ridículo.

    Todo mundo tem que aprender a gastar mais tempo com o que ela gosta e não com o que odeia.

    De todo modo, parabéns pelo post.
    Sem mais;

  5. Caio diz:

    Um absurdo!
    Infelizmente, muitas pessoas são assim.
    É mesma ignorância que leva a brigas e mortes por questões étnicas, religiosas, políticas, entre outras escolhas pessoais ( time, orientação sexual, música, etc).
    Discordar é saudável, debater. Mas chegar a ponto de usar a violência é absurdo.

  6. bom, pelo menos a cara dele ficou tão colorida qto as roupas… =)

  7. Gente que não tem senso de humor e sensibilidade o suficiente pra reconhecer sarcasmo tbm mereceria levar uma pedrada!!!

  8. eduardo diz:

    foi muito lindo quando ele levo a predada nacara foi o video mais lido que eu ja vi
    tinha que ser no centro da cara ai ia ficar bonito

  9. Se não gosta não vai no show mano . Agora fazer isso , nossa , é muita ignorância. Eu não sou fã, mais gosto das músicas deles ! Mais fazer isso … E esse cara é guerreiro, pois mesmo sangrando ele continua o show !! Pessoas que não tem amor ao próximo ! Nossa eu fico até sem palavras com esse tipo de atitude , coitado , vai lá fazer o show e recebe pedrada ? Fico pasma com esses tipos de atitude !!!

  10. ruana diz:

    coitado do pelanza,eu sou fã deles ee isso é uma barbaridade coitado tenho odio de quem fez isso!

  11. Quem jogou pedra no Pe Lanza vai pagar por que fez .Se não gosta do restart por que foi no show então.Pô se liga meu.Você é totalmente sem noção.Eu gosto muito do Restart e das músicas !

  12. Major diz:

    Sempre assim: Nao gosto de Restart mas Tenno que blablablabla! Que Saco hein!

  13. Derpina diz:

    AI QUEM NÃO GOSTA NÃO COMENTA OK? SEUS FDP AFF NÃO TEM NADA PRA FAZE? IDIOTAS
    BANDO DE RETARDADOS E TBM N É PQ N GOSTA Q TEM QUE DA UMA PEDRADA NO PE PO OQ ELE FEZ PRA VOCÊS? EM EM ME RESPONDÃO ANDA QUERO SABER >:@

  14. mayara anacleto diz:

    eu amo a restart …e eu achei um absurdo o que fizerem cm o pe lanza….fiquei muito triste com o que fizeram cm ele..

  15. Camila diz:

    E É POR PESSOAS COMO O LUCAS, WILLIAN, EDUARDO E OUTRAS QUE ESSSAS COISAS ACONTECEM, SE VCS NÃO GOSTAM , NÃO PRECISAM FICAR FALANDO E ESCREVENDO POR AI…EU SOU FÃ DE RESTART E JA FUI NUM SHOW QUE ELES FIZERAM AQUI E TAMBEM AVIA PESSOAS QUE NÃO GOSTAM MAS VÃO LA PARA ATACAR COISAS NO PALCO!!!
    PO FAVOR PAREM COM ISSO!!!

    • Amanda diz:

      Quem bateu no pe lanza vai ser ver comigo esse cara é sem noção esse viado eu quero que ele vai para o emferno para pagar os pegados que ele ja cometeu e eu fasso isso poq eu amo a restart então mano vc que tacou a pedra no pe lanza vai ver e vai ter o que meresse

  16. Só queria que as pessoas soubesse que inveja mata, pode até matar mas isso não leva a naada!

  17. Estefany diz:

    Eu Acho assim , Bom eu Não gosto do Restart e por eu não gostar eu não vou no show deles pra que eu ir no show deles sendo qe não gosto deles , mais nadah contra a banda gosto de algumas musicas deles ALGUMAS so e acho todos ele lindos então prs qe esse povo ir no show pra agredider o Cara Não gostei quando vi a noticia fiquei muito precupada Então um AVISO : se gosta que vá no show e fica por gostado , se não gosta não va no show e fica quieto no canto quem concorda …. ???

  18. Marcela Beatriz diz:

    Ameeei’

  19. Darkness diz:

    Se ferrou , KKKKKK

  20. Anônimo diz:

    Não gosto do Restart, a não ser do botão do controle do Nintendo que era bem legal, servia pra dar restart saca? muito util… Continuando, mesmo não gostando dele (Pe lanca) achei esse ato uma idiotice e ignorância. Se o cara não gosta de Restart que poha ele ta fazendo lá? Dãããã!? Deve ser mais um daqueles funkeiro ou melodeiro de merda (com todo respeito as merdas é claro) que não tem nada pra fazer, bebem com os “amigos” e saem na rua sem camisa e se achando os gostosões, tratando mulheres que nem um pedasso de comida (“gostosa”)… A váh!

    obs: não gosto de funkeiros e melodeiros = não gosto das músicas deles = não atiraria uma pedra em um funkeiro ou melodeiro, mas sim atiraria no aparelho de som, carro, moto, bicicleta (sim… bicicleta com sonzinho, acredite!) que estiver me encomodando com músicas sem nossão na porta da minha casa ou celulares tocando alto dentro de transporte público.

  21. Em todas as palavras que proferem há premedita ão e uma inten ão fazer mal a algu m, ofender algu m, difamar algu m no fundo prevaricar.

  22. andre diz:

    o lamentavel foi q ele nao morreu

  23. Daiane diz:

    Esse cara é conpletamente sem noção eu amo restart d+ eles são minha razão de viver eu acho que valia + apena esse cara ficar en casa e ter polpado o seu tenpo e deoxar essa idiotice q ele fe para ele proprio!!! love restart! love lanza eu dou meu sangue por vc meu amor

    • James diz:

      A razão da sua vida, é Deus pois se ele não lhe amasse você estaria morta agora.
      Se Deus se cansasse de todo o mal que as pessoas espalharam pelo munda, todos nós estariamos mortos.

  24. Daiane diz:

    não é um babaca q vai derrubar a forsa da “Familha Restart”

  25. matheus diz:

    eu nao sou fa de restart ,ais gosto de algumas musicas mais isso foi mtoo ridiculo

  26. Aff mano !! queem feez isso vaai pagaar ! vs sãao um filho da puta vai pro inferno … bruuh o que vs achaa disso ??’ Bruuh Diz :nao precisa gostar deles mais uma pedrada já é de mais … vcs vao pagar muito caro por isso mais nao sou eu que vou castigar é ele la em cima .. quem fez isso nao vai pro ceu vai pro inferno …… s2 restart s2.

    • James diz:

      sinto-lhe em lhe dizer que Deus vai castiga-lo, mas ele não vai pro inferno, muito pelo ao contrário, vc que diz que ama e que idolatra essas tal de Restart é que deverá, pelas circunstancias, ser condenado para o inferno no Grande Dia.

  27. Daiane Bieber Lanza diz:

    gente auguel sabe em q hopicio ele vive por q é claro tem q ser mt louco para mexer com a Familia Restart

    • James diz:

      bom ele não vive em hospicio, disso lhe garanto, a unica louca aqui pelo que pareçe é vc por ser idiota e tapada ao gostar dessas meninas.

  28. Daiane Bieber Lanza diz:

    Bom Tds da Familia Restart vamos fazer um teste com esse viado q jogou a pedra no Lanza ele fica la em cima de 1 palco canta(ou tentando) e no meio da apre sentação alguem joga uma pedra nele e vamos ver c ele tem a mesma forsa q o nosso Lanza teve ha + é claro c alguem quiser ir no show e isso se toda afamilia restart ñ quiser jogar a pedre eu pra isso sou a primeira da fila restart s2❤

  29. James diz:

    “Pode ser balela, mas não acredito que atirando pedra em um cantor teen vamos exterminá-lo do mundo.” Não vamos exterminalos, até porque a maioria das porcarias nunca se acabam, mas concerteza vamos demonstrar à esses babacas de plantão a não começarem uma banda idiota, ridicula e sem qualquer moral como as Restart.

  30. James diz:

    Do mesmo jeito que o Estado tem o legitimo poder de usar a força-fisica, quando algum membro da sociedade descumprir alguma regra…assim são as pessoas que tem o dever de usar a força fisica em alguma porcaria como a das Restart. Não sei quem jogou a pedra, mas lhe digo que você deveria ter jogado um tijolo. Obrigado a quem jogou, só assim elas da Restart começam a se tocar de que não prestam, só o povo que é muito besta para gostar deles.

  31. Acho que violência não leva a nada.

    Mas discordo de maior parte do texto.
    Primeiro, não é necessário haver tolerância: Restart dizendo que é Rock, Michel sei lá o quê dizendo que é Sertanejo, esses caras dos bailes do Rio de Janeiro dizendo que são Funk.
    Nada disso é. Gente que aprecia as músicas que de fato são aquilo têm direito de criticar e não tolerar essas afrontas. Concordo, não quer, não ouve. E violência não leva a nada. Mas falar mal é algo natural pra quem tem conhecimento musical. É assim comigo, que não suporto Avenged Sevenfold e Slipknot, por exemplo, que dizem ser metal, ou Sum 41, Blink-182 e Green Day, que ridiculamente dizem ser punk. Avril Lavigne, então, nem se fala.

    No exemplo que você citou: é óbvio que um fã de verdade do RHCP vai vaiar o Comunidade Nin-Jitsu.
    Acho que Flea e companhia os chamaram provavelmente por essa coisa que eu afirmo que não se deve tolerar: bandas que se rotulam de algo que não são. O RHCP é um híbrido de funk californiando com rock. A banda de abertura dizia ser rock (e não era) e dizia ser funk (e não era). “Funk” carioca, o tal “batidão”, NÃO É FUNK.

    Se eu estivesse lá, vaiaria até a morte. Você não deveria ter se envergonhado.

    Sobre o Paul: no país do futebol, isso é inevitável.

    Atirar coisas? Acho que esses caras estão choramingando demais.
    Olha pro Guns N’ Roses, Ozzy Osbourne, Les Claypool, Metallica, e afins. Eles ficam bravos, óbvio, mas é mais do que comum receberem garrafadas e afins. Eu já vi isso ao vivo. Não é justificável. Mas muita coisa é injustificável e as pessoas aguentam. É.

  32. Daiane Bieber Lanza diz:

    meu caro James olha dizem q opinião é q nem buda cada 1 tem o sua mas meu queridinho c vc ñ gosta ñ preferiria comentar sobre outra coisa invez d fica falando mau da RESTART,vou t dar uma dica vai comentar sobre os filmes da Barbie quem sabe ñ tem 1a promoção para vc ganhar 1a bonequinha para brincar com suas amiguinhas s2RESTART IS A MY HART

  33. […] quem diga que Restart é rock e Metallica não, mas a questão vai muito além de gostar ou não de cada um desses […]

  34. Texto extremamente bem elaborado.
    Concordo com cada detalhe, inclusive a respeito da música brasileira. ^^
    Parabéns!

  35. […] 1. Pe Lanza, a pedrada e até aonde a intolerância pode chegar […]

  36. […] Pe Lanza, a pedrada e até aonde a intolerância pode chegar […]

Deixe uma Resposta

