O sopro da música na literatura

Posted: 13/05/2011 in Lançamentos, Livro
Etiquetas:, , , , , ,

Bruna Molena@moleeena

Marcelo dos Santos no lançamento de seu romance "O Sopro da Noite" (Foto: Bruna Molena)

No último sábado, 07 de maio, houve o lançamento do livro “O Sopro da Noite” (Editora Multifoco), do escritor iraiense Marcelo dos Santos. O evento aconteceu na livraria Vitrola, na parte da tarde, e contou com a presença de Lara Fontana e Carol Nunes fazendo um som ao vivo, unindo, dessa forma, música e literatura em um só lugar.

A música, por vezes, acaba influenciando diversos trabalhos de artistas de outras áreas, como pintores, estilistas, escritores e cineastas, e tais artes também influenciam a música. É visível, desde o início do rythm and blues, como cada década foi fortemente caracterizada tanto na moda como nas artes plásticas e visuais pela vertente do rock’n’roll que agradava a cada geração.

A literatura é uma dessas artes que pode ter uma estreita relação com a música, e não por causa de rock stars e suas autobiografias, mas pelo caminho inverso: quando a música se inspira na literatura. O grupo britânico The Alan Parsons Project é um exemplo claro disso. Formado na década de 70, seu primeiro álbum, “Tales of Mystery and Imagination”, musicou contos do icônico escritor estadunidense Edgar Allan Poe, entre eles: A Dream Within A Dream, The Tell-Tale Hart, The Raven, que se tornou o tema central da obra e o ponto culminante do álbum, a orquestral e erudita The Fall of the House of Usher.

Mais recentemente foi a vez do nova-iorquino e ex-vocalista da The Velvet Underground, Lou Reed, prestar sua homenagem ao romancista americano. Em 2003 ele lançou “The Raven”, um álbum conceito cujo objetivo era recontar histórias curtas e poemas de Edgar Allan Poe. Algumas faixas eram versões novas e bem diferentes de musicas já conhecidas de Lou Reed e o disco contava com a participação de diversos convidados, como David Bowie, Willem Dafoe e Laurie Anderson.

Edgar Allan Poe também inspira escritores, como o próprio Marcelo dos Santos. Em conversa com o The Backstage, no lançamento de seu livro, ele nos conta que admira muito o contista e que vê como Poe, até hoje, influencia inúmeras bandas. A música também tem um papel fundamental na composição de suas obras, afirma Marcelo, e que, conforme o estilo do que está escrevendo, os gêneros musicais também variam: “se eu for escrever um suspense, eu vou ouvir uma musica mais pesada, um metal, um rock. Se for uma poesia, uma coisa mais leve, como Coldplay e Radiohead. Esse livro tem uma levada meio gótica, então eu ouço música gótica, como Nightwish, Evanesence e Lacuna Coil. Eu pego elementos dessas bandas e passo para o livro”, explica o autor.

O público prestigia o escritor enquanto a tarde é embalada pelo rock tocado por Lara e Carol (Foto: Bruna Molena)

Sobre o processo de criação do livro, Marcelo diz que a parte mais difícil é a primeira: a criação de capítulos e personagens. Depois disso feito, é só jogar no papel e dar continuidade à história, o que ele faz nas madrugadas, bebendo café ou whisky e, claro, ouvindo música.

Sua obra recém-lançada, “O Sopro da Noite”, é um suspense sobre um escritor que se envolve em uma aventura permeada de mistérios e paixões, explorando uma cidade que mistura o gótico dos monumentos e ruas ao charme das praças e cafés. “Ousado e sedutor”, como Marcelo o define, e instigante do princípio ao final surpreendente.

São fatores como esses que fazem tanto a música como a literatura renascerem a cada geração. Uma banda atual pode se inspirar em uma obra de séculos passados e torná-la atual, como um escritor pode basear toda uma nova obra em grandes músicos do passado. A arte, quando é boa, se eterniza através de seus admiradores e os inspira a renová-la através dos tempos.

Anúncios
Comentários
  1. Marcelo dos Santos diz:

    Obrigado meninas pelo apoio e parabenizo pela matéria: muito bem escrita.
    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s