5º Poa Tattoo Festival

Posted: 25/04/2011 in Agenda, Festival, Tatuagem
Etiquetas:, ,

Natalia Nissen@_natiiiii

Porto Alegre recebeu nos últimos dias 22, 23 e 24 de abril o maior evento de tatuagem da região Sul do Brasil, o Poa Tattoo Festival. A 5ª edição do festival aproximou um público eclético com uma característica em comum: admiração à arte da tatuagem e ao body piercing.  O 5º Poa Tattoo Festival foi uma promoção do Lagarto Tattoo Clinic e do Leandro Fleck, vulgo Bola Tattoo, do Bola Tattoo Studio. Para a próxima edição há possibilidade de ocorrer paralelamente ao festival de tatuagem e body piercing um festival de música. O The Backstage já explicou (aqui) um pouco sobre a cultura da tattoo e a relação com a música, e agora, vai mostrar o que aconteceu em Porto Alegre no evento que atraiu milhares de visitantes em apenas três dias.

Muitos aproveitaram para fazer novas tattos durante o evento (Foto: Natalia Nissen)

Pessoas de todas as tribos e idades compareceram aos Armazéns A e B do Cais do Porto para conferir as novidades em tatuagem, piercing, moda alternativa, prevenção às doenças que podem ser transmitidas nesses processos, entre outras atrações. No sábado, 23, aconteceu também a exposição de Harley Davidson e Hot Rods. Nem a previsão de chuva forte espantou os apaixonados por desenhos no corpo.

Cultura e moda alternativa (Foto: Natalia Nissen)

Foram 50 stands de diversos estúdios de tattoo do Rio Grande do Sul, e de outras regiões do Brasil, como Sudeste e Nordeste. O tatuador Snappy, de Londres, também compareceu ao festival. Em um dos stands estava a “Família Moraes Tattoo & Piercing” mostrando que tatuagem e piercing como forma de expressão são coisas de família; são três irmãos e um primo. O piercer Titi contou um pouco sobre a relação da família com a tattoo, e explicou que um dos estúdios  fica em Porto Alegre, sob o comando de Rodrigo, mas a arte dos Moraes está também em Paris  e na Escócia. Além disso eles também participam de diversos encontros no Brasil e pelo mundo.

Na programação do festival estavam incluídas várias atrações como workshops, palestras e seminários para o público e profissionais de tatuagem e piercing, sorteios e concursos de tattoos, desfile de moda, acesso à internet e área de alimentação. Entretenimento garantido para aqueles que não têm tatuagem, mas apreciam a arte.

O evento promoveu um concurso da melhor tatuagem feita durante o Festival. O prêmio foi de R$4 mil mais uma máquina Paulo Fernando (criador da Electric Ink – empresa respeitada que produz e comercializa equipamentos e tintas para tatuagem seguindo padrões da ANVISA). Para os vencedores das demais categorias (no total foram 12) a premiação foi de uma máquina Paulo Fernando. No domingo ainda aconteceu a eleição da primeira Miss Tattoo. Dentre os premiados, o tatuador Julio Hatzenberger, de Gramado, foi vencedor da categoria New School; Éder (Éder Tattoo Arte), de Novo Hamburgo, garantiu o primeiro lugar no grupo Realismo. A melhor tatuagem feita durante o evento Electric Ink foi a do tatuador Diego, do Estúdio Verani Tattoo.

Rodrigo Moraes fazendo a tatuagem de Rafael (Foto: Natalia Nissen)

O Sinca RS (Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabelereiros, Institutos de Beleza e Similares) e o Hepatchê (Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite e Familiares) estavam presentes no evento para alertar o público sobre a importância de prevenir a transmissão de Hepatite B e C, e outras doenças, através dos processos de tatuagem e colocação de piercing por pessoas sem qualificação, e ainda, utilizando materiais não descartáveis. Cláudio Martins, do Sinca, comentou que muitas pessoas que visitaram o evento e aproveitaram a oportunidade para se tatuar foram ao stand tirar dúvidas sobre os métodos de prevenção às doenças, “essa parceria com o Poa Tattoo Festival é muito importante para que as pessoas conheçam os riscos e as formas de evitar as doenças”.

O Sindicato ainda aproveitou a ocasião para recolher assinaturas em um abaixo-assinado que visa a regularização de cabelereiros, manicures e tatuadores. Além da preocupação com a saúde da população, nos stands um cartaz alertava “proibido tatuar menores de 18 anos mesmo acompanhados pelos pais”.

Site oficial do Poa Tattoo Festival.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s