A moda dos webcasts

Posted: 18/04/2011 in Shows
Etiquetas:

Débora Giese@dee_boraa

Foo Fighters no webcast do dia 12 de abril (Frame de vídeo)

No dia 12 de abril, a banda Foo Fighters apresentou-se no Ed Sullivan Theather com transmissão ao vivo pela internet. Eles apresentaram seu novo álbum “Wasting Light” na íntegra, com um visual inspirado nos Beatles. No dia 13, o show dos irlandeses do U2 que acontecia em São Paulo, podia ser acompanhado também por quem estava bem longe dali, no conforto de casa. E no último dia 18, foi a vez dos Strokes fazerem um webcast.

Dá para perceber que as transmissões de áudio e vídeo pela internet estão cada vez mais populares entre as bandas. A internet, que antes servia principalmente para lançar artistas como, por exemplo, o famoso Justin Bieber, agora também possibilita que os fãs assistam os shows sem precisarem sair de casa.

Os webcasts já ganharam os artistas brasileiros. Durante o carnaval desse ano, o youtube transmitiu o show de Ivete Sangalo direto do trio elétrico em Salvador (BA). A TV Trama, por sua vez, transmitiu a gravação dos álbuns do Sepultura e Cansei de Ser Sexy no início desse ano. E agora, durante as próximas 4 semanas (iniciou dia 11 de abril),  a gravação do disco da Cachorro Grande estará sendo transmitida ao vivo. Já a proposta do site escute.com é um pouco diferente. Ele aposta na interatividade: cada artista divulga uma playlist e os internautas votam quais as músicas executadas e qual a ordem. Já participaram desse projeto Gilberto Gil, Restart, Capital Inicial, Pitty e dia 23 de maio será a vez de Luan Santana.

Robert Berhmann, estudante, 19 anos, fala que é válido que as bandas usem a tecnologia a seu favor. “É mais empolgante saber que está acontecendo naquele momento, que não é uma gravação”, acrescenta.

Cachorro Grande durante a gravação do novo álbum na tarde de 18/04 (Frame de vídeo)

Além da parceria entre o canal que transmite o show e a banda, o que torna os webcasts possíveis é a tecnologia streaming media que é, a grosso modo, a responsável por deixar o arquivo mais leve e possibilitar a visualização sem precisar descarregar o arquivo inteiro no computador.

E parece que a ideia de fazer um show para milhares de pessoas de uma vez só – e que não estejam no mesmo lugar físico – tem agradado aos espectadores. A estudante de direito Carhla Alves 19 anos, comenta que tem achado os webcasts incríveis.

– É uma maneira inteligente de utilizar as ferramentas virtuais para uma aproximação entre fãs e ídolos, fazendo até com que esta relação fique mais forte, comenta a estudante.

E então, sua banda preferida já aderiu à moda dos webcasts? Fique ligado nas redes sociais e site da sua banda preferida para ver se ela já está fazendo shows online. Prepare as caixinhas de som, aumente o volume e tenha um show direto na sua casa!

Anúncios
Comentários
  1. Boris diz:

    tu escreve mto bem ! parabens pela matéria.

  2. Gildo Neto diz:

    É impossível ficar fora da internet. É uma ferramenta essencial e acredito que ajudou, ajuda, e ajudará sempre o artista a divulgar seu trabalho e chegar aos fãs com facilidade, baixo custo e velocidade.

    Assisti o show de FF no David Letterman, assisti também um pedaço do show de Strokes ao vivo no canal do festival Coachella, isso diminui a distância artista-fã. É certo que, se rolar algum show de FF no Brasil, farei de tudo pra comparecer. E sim, essa divulgação gigante do Wasting Light nas redes sociais, só fez com que eu quisesse ver mais ainda os caras ao vivo.

    Não tenho idéia de como será no futuro, mas acredito que não será muito diferente do que é hoje. Espero que todas as bandas comecem a fazer o mesmo, em pouco tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s