Prêmio Açorianos de Música

Posted: 15/04/2011 in Agenda, Jazz, Rock
Etiquetas:, ,

Natalia Nissen@_natiiiii

No próximo dia 26 de abril acontece, em Porto Alegre, a solenidade de entrega do Prêmio Açorianos de Música. O prêmio tem o objetivo de certificar a qualidade da produção musical do Rio Grande do Sul, além de divulgar e expandi-la para outras regiões. Marcelo Oliveira, Coordenador de Comunicação da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, e Emerson Tuta, da Coordenação de Música da S. C. de Porto Alegre,  conversaram com o The Backstage e esclareceram algumas questões importantes sobre as indicações e o Prêmio.

A modalidade “música” no Prêmio Açorianos surgiu em 1991, catorze anos depois de instaurada a primeira categoria, de teatro. Hoje o Prêmio Açorianos de Música representa a mais importante “vitrine” de produção artística do Rio Grande do Sul, e na última edição foram entregues 37 estatuetas, enquanto na primeira foram apenas oito, ou seja, isso demonstra a importância e o reconhecimento do prêmio.

A dupla de artistas homenageados (Foto: divulgação)

O Prêmio Açorianos de Música transformou-se em espetáculo e a cada ano o público em geral se mostra mais interessado em assistir à cerimônia. Assim, neste ano a premiação vai acontecer no Teatro do Bourbon Country, e não mais no Theatro São Pedro, como era tradição. Essa mudança deve-se ao espaço limitado no São Pedro, após 19 edições do evento.

Indicação dos homenageados/menções especiais

Os jurados indicam os artistas homenageados e os que vão receber menções especiais considerando nomes que já vinham sendo cogitados, mas não foram premiados nas outras edições. A decisão desse júri é incontestável. Os nomes selecionados devem estar envolvidos com a música há algum tempo e o público deve conhecê-los.

Seleção dos indicados para o Prêmio

O júri é formado por profissionais que trabalham na área musical, jornalistas, produtores, músicos, entre outros. Para não beneficiar determinado veículo de comunicação ou gênero musical, por exemplo, se leva em consideração a “filiação” de cada profissional.

– São escolhidos três jurados por gênero musical e cada um decide na sua área quem são os nomes. No caso dos prêmios que não estão ligados a gêneros musicais, a decisão é conjunta de todos os jurados, explica Marcelo.

A lista dos premiados é feita após três reuniões entre a bancada do júri, na ultima reunião, que acontece poucas horas antes do evento, são definidos os vencedores da categoria “destaques do ano”, a distinção mais importante. Emerson ainda acrescenta: “os jurados podem trazer nomes de trabalho não inscritos. Quando isso ocorre, se entra em contato com o artista verificando se ele quer participar do Prêmio. Alguns artistas não querem participar, pois veem o prêmio como uma mostra competitiva, afinal, tem um ganhador”.

Cartolas concorre na categoria Pop/Rock (Foto: Marcelo Nunes - divulgação)

As categorias deste ano são: Disco Infantil; DVD do Ano; Espetáculo do Ano; Revelação; Arranjador; Produtor Musical; Produtor Executivo; Projeto Gráfico; Gênero Regional, Instrumental, Pop/Rock, MPB, Blues/Jazz, Erudito e Rap: Compositor; Intérprete; Instrumentista; e Disco.

A dupla Kleiton & Kledir será homenageada nesta 20ª edição do Prêmio Açorianos de Música. Nascidos em Pelotas, sul do estado, eles deixam a música popular brasileira com uma pitada de bairrismo. As letras são repletas de “bah”, “tri legal”, entre outras expressões tradicionais do Rio Grande do Sul. Já receberam diversos prêmios, inclusive, o título de “Embaixadores Culturais do RS”. Este ano recebem a homenagem pelo conjunto de sua obra.

A lista completa dos indicados pode ser conferida aqui.

A cerimônia de premiação acontece no dia 26 de abril, no Teatro do Bourbon Country, a partir das 20h30min. Entrada franca.

A seguir o clipe “The Secret of The Recipe” de Fernando Noronha & Black Soul, a banda concorre com indicações nas categorias: Produtor Musical; Disco Blues/Jazz – Compositor, Intérprete, Instrumentista e Disco.

Anúncios
Comentários
  1. […] para os Raimundos e dividiu o palco com grandes nomes do rock nacional. Na bagagem tem até um Prêmio Açorianos de Música. No final da tarde uma coletiva de imprensa foi realizada na Vitrola, os integrantes Ricardo Pêdo […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s