Caixa de surpresas do rock: a parceria entre Pitty e Ricardo Spencer

Posted: 04/02/2011 in Rock
Etiquetas:, , ,

Carol Govari Nunes@carolgnunes

Lançado no final do ano passado, o videoclipe de “Só Agora”, da cantora Pitty, circula pelas primeiras posições da MTV, além de ter passado de trezentas mil visualizações no youtube.

Dirigido por Ricardo Spencer, que tinha em punho uma Super 8mm, o clipe de “Só Agora” foi filmado em uma chácara em São Paulo, onde foram capturados momentos da banda, filhos e amigos próximos.

Cantora e diretor durante as gravações do clipe (Foto: Otavio Sousa)

Passados quase dois meses do lançamento, sonhei com cenas do vídeo. Curioso, pois o assisti poucas vezes, revendo só hoje. Na noite em que foi lançado, mandei um email para o diretor contando as sensações que as cenas tinham me causado – “uma montanha-russa de emoções”, disse a ele.

Ricardo Spencer também dirigiu os clipes de “Memórias” (junto com Alexandre Guena), “Deja Vu” e “Me Adora”, além do “Sessões Anacrônicas”, documentário sobre as gravações do disco Anacrônico (também com Alexandre Guena), o making of do “(Des) Concerto ao vivo” e “Chiaroscope”, uma espécie de home movie do disco Chiaroscuro.

Tendo isso para analisar, sentir e simplesmente ver, todas essas produções causam em mim, como espectadora, uma montanha-russa de emoções. Na verdade, um parque de diversão de emoções. Para que serve a arte, senão para divertir, sentir, se jogar? Pois esse é o tipo de arte que te acelera, excita, aperta o peito, surpreende e arrepia os pelos do corpo inteiro.

Spencer também dirigiu o clipe da música “Me Adora”, com mais de um milhão de views no youtube (Foto: Otavio Sousa)

Talvez o trabalho de Spencer vista tão bem as músicas da Pitty porque a música dela causa justamente esse sentimento meio (meio?) montanha-russa, não se encaixando no conceito de indústria musical que a mídia nos mostra. Ninguém esperava todo o experimentalismo do Chiaroscope, nem a música “Só Agora” como single e o estilo do clipe que assistimos. Acho isso curioso e genial, porque o que mais vemos são bandas idênticas e com músicas idênticas, tudo produzido para ser absorvido da maneira mais fácil pelo público.

Acredito que vender com originalidade, não ter nada a ser comparado, não fazer o que todo mundo faz e, mesmo assim, crescer, conquistar espaço, é uma grande vitória para qualquer artista, independente do ramo.

Sobreviver em um meio que deseja e consome um acervo de coisas palatáveis demanda lutar bravamente contra essa previsibilidade artística, tão presente em nossos aparelhos de rádio e televisão.

É bom perceber que ainda há artistas lutando contra isso.

Aqui, você assiste uma matéria especial de Maurício Caires (para a TVE – BA) sobre essa parceria de Pitty e Ricardo Spencer, com imagens da gravação do segundo DVD ao vivo da cantora, na casa de shows Circo Voador (RJ).

Anúncios
Comentários
  1. Só tenho a agradecer.
    Sem palavras para descrever o que publicaste, amiga. Esse video tem muito coração.
    A estima que tenho por ele é igual a duas retas paralelas: um infinito de coisas boas e de Amor.

    Abraço.
    M.

  2. andre reis diz:

    simples mais de sentimento absurdo, parabens
    Pitty admiro seu trabalho, suas letras!

  3. Flávia diz:

    Como sempre minha diva arrazando, parabéns sempre dando o melhor,vocês são fodas. ❤

  4. Marlon Verlindo diz:

    Pitty + Spencer da nisso hehe, a cada lançamento algo novo e surpreendente.

  5. giuliana cappelli diz:

    pô apesar dessa musica ter sido uma das mais calmas da pitty
    não vou falar q não gostei…adorei porq é da pitty…
    pitty te adoro….

  6. Jinx diz:

    Exatamente isso, Pitty e trub teve, cara e coragem para sair do comercial (se é que se podia-se dizer assim) e fazer o que queria, expressar-se, é isso que artistas fazem, expressão sentimentos e não vendem produtos. Chiaroscope e todos a sua volta, parabéns

  7. cristerlan diz:

    porrra,pq tudo q essa mulher faz da certOo?! já ssei ! pq é feitOo com amor e com parceiros como o spencer, não tem comoo dá errad°! Pi tty amOo

  8. elton coutinho diz:

    Adoro o trabalho da Pitty.
    Pois ela sai da mesmice.
    E isso não é forçado, é por pura vontade de fazer algo novo,
    algo que alimente a sensação de viver.
    É isso que ela passa nas músicas e nos videoclipes.
    Ela brinca com a gravidade, é tudo como você citou “uma montanha-russa de emoções”.

  9. Bruno diz:

    Linda resenha! Soube descrever exatamente como é a carreira da Pitty, por isso sou fã dela, para fugir do convencional, para entrar de cabeça no subjetivo, para apreciar uma boa arte!

  10. @EstelinhaBifano diz:

    Caran, eu sou muito fã da Pitty e a cada dia que passa eu admiro mais ela e o trabalho dela, ela sempre buscar melhorar seu trabalho e fazendo isso sempre agrada o publico. Como ela mesmo disse uma vez “O importante é aquele fã que admira o trabalho independente da mudança de ritmo ou estilo, e nao aquele que que deixa de lado por uma simples mudança.”

    Eu acho que nao é só porque ela “mudou” o estilo com esse CD Chiasroscuro, que os fãs tem que deixa de gostar dela ou do trabalho da Banda e sim passar a gostar mais ainda por ver que é uma Banda esforçada e que busca crescer na carreira…

  11. Viviane Prado diz:

    BOM UM BELO RESUME Q DIZ TUDO …….. PITTY É FODASTICAMENTE FODA

  12. Anderson diz:

    Na real, acredito que fã de verdade é aquele que tem a capacidade de ter senso crítico diante da obra do artista. Mesmo não gostando, no mínimo tenho respeito. Não curto muito o Chiaroscuro, as mensagens desse disco não me atraem, embora reconheça o talento letrado e intelectual de Pitty como compositora.

  13. Bom dia!
    Obrigado pela bela matéria e pelas belas palavras ao Rock de Galpão!
    Forte abraço e sucesso!

    Rafa Schuler

  14. […] Caixa de surpresas do rock: a parceria entre Pitty e Ricardo Spencer […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s