Desvio Padrão usa uniforme

Posted: 21/10/2010 in Rock
Tags: , ,

Natalia Nissen@_natiiiii

Há algumas semanas recebi de uma grife de camisetas um CD da banda Desvio Padrão. Depois de ouvir fiquei me perguntando se era uma estratégia de divulgação ou um jeito de “despachar os cds” e, sinceramente, ainda não descobri a resposta.

Capa do CD "Desvio Padrão" (divulgação)

Demorei um tempo pra perceber de qual mistura a banda é feita, e observei uma fração de Cidadão Quem e Faichecleres e outra com a pegada rock’n’roll tradicional das bandas do Sul. No entanto, não vou compará-los a CQ, a banda do Duca Leindecker é incontestavelmente melhor. Acho a Cidadão melhor no aspecto técnico (mesmo não sendo expert nisso) e nas letras também.

As músicas da Desvio têm letras bonitas, mas se encaixam perfeitamente numa melodia emocore, para nenhum emo colocar defeito. Mas eles definem o estilo da música como “rock-canção” e isto deve explicar minha frustração ao perceber que não se tratava de puro “rock’n’roll”.

O problema começou na capa do álbum. Já fiquei de cara por todos os integrantes estarem de calça e jaqueta jeans (na verdade, um deles usa jaqueta de couro). Parece uniforme. Onde está a personalidade de cada um? Será que são todos tão parecidos? O rock sempre pregou a personalidade, a irreverência, e imagem é tudo. Somos cinco garotas escrevendo no blog, e definitivamente, além do gosto musical não somos tão parecidas assim. A única explicação que encontrei é a de que precisam fazer jus ao “padrão” no nome da banda, mas e o “desvio”? Acredito, sim, que uma banda deve investir na imagem como um fator que contribui para o sucesso de todo um trabalho. Imagem e talento são fundamentais.

Muitos me questionaram sobre “reclamar do uniforme”, afinal,  Beatles (que já deixei bem claro serem meus ídolos), Cachorro Grande, entre outras, também vestem seus terninhos. Beatles reinventou a música e acabou inventando um jeito de vestir. Acho que bandas novas precisam criar sua identidade e não é porque as consagradas usavam terninhos ou jaquetões que as novas devem usar a mesma coisa. Mas tudo bem, as pessoas se vestem de maneira parecida, não é mesmo?!

Para não dizer que só achei defeito, o ponto forte é a música “o que se passa comigo” que tem harmônica e violão, uma sintonia bem legal. Nessa eles me ganharam. E a letra também, nada de babação de ovo apaixonada.

Desvio Padrão não roubou meu coração e nem ficou na minha cabeça por dias e dias, embora mereça meu respeito.

Quem quiser tirar a prova real acessa o Site Oficial e depois me conta o que achou.

Ps.: Em nenhum momento escrevi sobre não respeitar a banda, ao contrário, falei “Desvio Padrão (…) dias e dias, embora mereça meu respeito”. Respeito o trabalho e a luta para fazer e acontecer. Só não gostei, e tenho todo direito de dizer que a imagem da banda e suas músicas não me agradam tanto quanto outras que eu vejo/ouço por aí.

Comentários
  1. LOURENÇO diz:

    Opa!
    Interessante, muito interessante! nunca em minha humilde carreira no meio musical tinha visto uma comparação sem nenhum nexo!! talvez cm um baseado eu consiga entender oq a banda DESVIO PADRÃO tem haver cm emo, e tmbm o fato das roupas, putsss! m diz uma coisa vc tmbm é estilista?, eu acho q ta querendo desenvolver um conhecimento q nao temos sobre roupas!! Alias: Beatles e Kiss usavam uq?
    DESVIO PADRÃO é uma das poucas bandas que procuram sua própria identidade, que estão segurando a cena rock’n roll do sul, que acima de tudo tentam levar uma musica RICA EM ARRANJOS, MELODIAS E LETRAS!!
    POR ISSO MERECEM NOSSO RESPEITO!
    Revise seus conceitos!! algo esta errado!!

    • Isabella diz:

      É fato que todos têm o direito de manifestação sobre qualquer coisa. Quando o assunto é arte, isso é ainda mais evidente.
      O problema é quando não há bons argumentos por trás da oposição que se quer transmitir.
      Não dá pra começar a criticar uma banda pela capa do CD! É o mesmo que não começar a ler um livro por não curtir a capa. Acredito que, quando a banda começa a pensar a gravar, ela preocupa-se unicamente com a qualidade de suas músicas. É por aí que os fãs são conquistados.
      Sobre a melodia emocore, prefiro não comentar. Quem sabe não tenhamos ouvido o mesmo disco…
      Vejo na banda Desvio Padrão a vontade de mudar o rumo das músicas que estamos vendo reinar nos dias atuais (De Restart a Luan Santana…). É bom saber que tem gente com essa disposição e força de vontade.

  2. Débora Falster diz:

    Hehehehe engraçado. Gosto dessa banda e nunca tinha pensado dessa maneira. Mas será que bandas como TNT e boa parte do rock gaúcho não usava jeans? Lembro inclusive de um vinil com os caras do TNT de jeans na capa (tá aqui: http://3.bp.blogspot.com/_Thogf36Swno/R-PJA5CO58I/AAAAAAAAAEo/W7Ak-R_ipgY/s400/TNT.JPG ). Acho as letras da Desvio Padrão muito mais elaboradas que qualquer coisa escrita pelos emos. No fim das contas é engraçado ver alguém dizer que a banda se veste de uniforme quando a maioria das bandas do rock gaúcho sempre fez isso: vestir-se de unifrome – – – > http://1.bp.blogspot.com/_7uvpi_5Th3E/S-tIX48wAJI/AAAAAAAABwE/LHEjR4K41AA/s320/cachorrogrande.jpg

  3. Marat diz:

    Passado uns dias da hora em que li a resenha e ainda embebido pela aula dada pelo véio McCartney, e lembrando do que Stones e Barão já leram sobre seus trabalhos em vida, até que eu curti a resenha. Ficar num pedestal imaginário é sempre ruim. A auto-indulgência é maléfica. Já fui crítico musical (com o Rock Way of Life) e fui acusado de não embasar ou de não ajudar a ‘cena’, seja lá se ela existiu mesmo há 5 anos atrás. Opiniões musicais devem ser levadas a sério, mas desde que lembremos que os filtros de avaliação de cada crítico são diferentes. Isso até entre os que escutam rigorosamente bandas iguais. Mas mesmo pagando de conciliador e neutro, admito que prefiro ler os elogios da resenha e explicar que “Desvio Padrão” é um cálculo criado pelo demônio para derrotar vestibulandos e que a Marka Diabo ‘despachou’ CDs para vários de seus clientes, sendo bem aceitos e comunicados direto a nós. Abraços a quem os puder agarrar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s