Maria do Relento: os veteranos do rock gaúcho em Frederico Westphalen

Posted: 21/06/2012 in Agenda, Entrevista, Rock
Etiquetas:, ,

Natalia Nissen@_natiiiii

Um prato cheio para quem gosta de rock gaúcho e música irreverente, há quase 20 anos na estrada, a banda Maria do Relento se apresenta hoje no Les Paul Rock Pub celebrando mais uma noite de rock. A banda começou em 1994, já  alterou a formação, abriu uma série de shows para os Raimundos e dividiu o palco com grandes nomes do rock nacional. Na bagagem tem até um Prêmio Açorianos de Música. No final da tarde uma coletiva de imprensa foi realizada na Vitrola, os integrantes Ricardo Pêdo (baixista), Jazzner Messa (baterista) e  Guilherme Barros (guitarrista) conversaram conosco e contaram como anda a carreira da banda e falaram sobre o cenário atual da música brasileira.

Foto: divulgação

O último CD foi lançado em 2007, em setembro de 2010 o The Backstage publicou uma nota sobre o lançamento do single “Feiticeira”, música que estaria no próximo disco da banda com regravações de outros grandes clássicos da música brega. Questionados sobre o não-lançamento deste disco, os músicos afirmaram que ele ficou pronto, mas vários motivos fizeram com que ele não fosse parar nas lojas. Além da pirataria, naquela época o ex-baixista dos Titãs, Nando Reis, acabava de lançar o “MTV Ao Vivo – Bailão do Ruivão” um disco com regravações nacionais e internacionais, a Maria do Relento entendeu que um álbum com uma proposta parecida poderia soar como um aproveitamento do sucesso que outro artista já tinha feito.

Outra razão defendida pelos músicos é que depois de 18 anos de carreira uma banda não pode arriscar a frustração de não fazer o sucesso esperado e, na dúvida, a Maria do Relento preferiu guardar a produção e esperar a hora certa de fazer um novo álbum. O single “Farofada Rock and Roll” estará disponível para audição e download em breve, estão produzindo um clipe, mas ainda não há previsão de lançamento de um disco completo. Os integrantes moram em cidades diferentes e o convívio não é intenso como nos primeiros anos de carreira, isso evita o desgaste tão comum em bandas que estão na estrada há muito tempo. A “rotina de ensaios” é basicamente se encontrar alguns dias antes das apresentações e definir os detalhes.

Sobre o atual cenário do rock nacional eles são diretos, Ricardo, o baixista, diz “está uma porcaria” e depois emenda que o cenário está terrível, mas isso não quer dizer que tenhamos uma oferta de bandas ruins. A mídia tem um poder muito grande de massificar a música e fazer com que as pessoas escutem sempre a mesma coisa “você liga a tv e tá tocando sertanejo na propaganda, na novela, depois liga o rádio e é a mesma coisa. Vai numa festa e não toca algo diferente”. Os músicos defenderam que nas pequenas cidades essa relação de massificação através da mídia ainda é um pouco diferente e deixaram um recado para os fãs de rock and roll em Frederico Westphalen “aproveitem esse novo pub, não deixem que ele termine”, ainda disseram que nos pubs podem tocar pagode, sertanejo e até promover stand-up, o importante é dar espaço para o rock and roll também.

Como já é de praxe aqui no blog, perguntamos sobre a relação da Maria do Relento com a internet. A banda mantém a agenda atualizada no site, utiliza o Twitter e, geralmente, quem faz a atualização dos perfis nas redes sociais é outra pessoa, os integrantes acabam interagindo mais com os fãs nos perfis pessoais. Quanto ao download das músicas eles apoiam, garantem que um músico não consegue viver da venda de discos e o fato das pessoas poderem baixar as músicas na internet é muito interessante para a banda.

Para quem ficou curioso, a Maria do Relento se apresenta hoje no Les Paul Rock Pub, os ingressos serão vendidos somente na hora com o valor de R$10.

Comentários
  1. […] a Gás”. Depois vieram outras músicas e eu fiquei super feliz de ouvir algumas no show que a Maria do Relento fez aqui em Frederico […]

    Gostar

Deixe um comentário